A PALAVRA
I. A palavra filosofia deriva-se de duas palavras gregas, philein,
Sócrates empregava a ideia de buscadores da sabedoria (amigos da sabedoria), em contraposição àqueles que pretendem possuir a sabedoria, mas que, na realidade, não são sábios, como os sofistas (segundo a sua estimativa). Na antiguidade, o vocábulo filosofia referia-se tanto na atividade do filósofo como também aos sistemas segundo os quais essa atividade tinha lugar. O apego à sabedoria leva o homem a buscá-la, e é, então, que aflora o conhecimento sobre os princípios fundamentais em qualquer campo do conhecimento humano.
II. DEFINIÇÕES E CARACTERIZAÇÕES
Entre as muitíssimas tentativas para definir a filosofia, temos escolhido algumas poucas mais representativas:
1. A definição da filosofia é decidido dentro da filosofia somente através de seus conceitos e meios. Ela é, por assim dizer, o primeiro dos seus próprios problemas. Cada sistema fornece uma definição tentativa para explicar a filosofia, através de olhos restritivos e especializados.
2. A filosofia é o saber a respeito das coisas, a direção ou orientação para o mundo e para a vida e, finalmente, consistem em especulações acerca da forma ideal de vida.
3. Platão concebia a filosofia como aquela atividade que leva ao descobrimento da realidade, ou verdade absoluta, obtida através da dialética.
4. Aristóteles acreditava que a filosofia começa com um senso de admiração e respeito, diante da vastidão e grandiosidade das coisas. E a atividade filosófica sonda o conhecimento em geral. Portanto, a totalidade do conhecimento humano, bem como os modos de se chegar a esse conhecimento, é que constituem a filosofia.
5. Durante a Idade Média, para a maioria dos filósofos, a filosofia seria a grande serva da teologia, uma disciplina utilizada pela Igreja, mediante a qual os dogmas e as crenças religiosas são examinados, compreendidos e melhor defendidos. Para Tomás de Aquino, a filosofia teria sido uma provisão racional de Deus, para que pudéssemos compreender melhor as realidades religiosas, capaz de abordar todas as coisas, exceto a explicação dos verdadeiros e mais profundos mistérios.
6. ... incompleto...