DANIEL - O PROFETA DE TODOS OS TEMPOS!

21/07/2012 15:09

UM TERREMOTO abala a base de nossa segurança; um tornado faz toda uma vida de riquezas ir pelos ares; uma bala de assassino muda a história nacional; um motorista embriagado tira a vida de um inocente; um divórcio despedaça um lar. Tragédias pessoais e internacionais fazem o nosso mundo parecer um lugar assustador, que transborda o mal e aparentemente está fora de controle. As notícias de bombardeios, golpes, assassinatos e desastres naturais podem nos levar a pensar que Deus está ausente ou impotente. “Onde está Deus?” Gritamos, mergulhados em tristeza e desespero.

   Vinte e cinco séculos atrás, Daniel poderia ter se desesperado. Juntamente com milhares de compatriotas, ele foi deportado para uma terra estrangeira após a conquista de Judá. Daniel achou-se diante de um déspota egocêntrico e cercado por idólatras. Ao invés de desistir ou desesperar-se, este jovem corajoso manteve firme a fé em seu Deus, pois sabia que, apesar das circunstâncias, Deus era soberano e realizava seu plano para as nações e para os indivíduos.

   O nome Daniel é hebraico e tem o sentido de Deus é meu juiz. Daniel foi um famoso profeta judeu do período babilônico e persa, embora isso seja posto em dúvida por muitos críticos modernos, que duvidam da cronologia a seu respeito.

   Daniel era descendente da família real de Judá, ou pelo menos, da alta nobreza dessa nação (Dn 1. 3). É possível que ele tenha nascido em Jerusalém, no tempo do rei Josias (2 Rs 22 e 23), Daniel cresceu durante as reformas do reino. Nessa época, provavelmente Daniel ouviu Jeremias, um profeta citado por ele em 9. 2. Embora o trecho de Daniel 9. 24, usado como apoio  para essa idéia, não seja conclusivo quanto a isso. Com a idade entre doze e dezesseis anos, ele já se encontrava na Babilônia, como cativo judeu entre todos outros jovens nobre hebreus, como Ananias, Misael e Azarias, em resultado da primeira deportação da nação de Judá, no quarto ano do reinado de Jeoiaquim.

   A educação de Daniel teve lugar durante três anos, e então tornou-se um dos cortesãos do palácio de Nabucodonosor, onde, pela ajuda divina, conseguiu interpretar os sonhos do monarca, para inteira satisfação deste.

   A primeira parte da vida de Daniel demonstra que há muito mais na vida do jovem do que apenas cometer erros. Nenhuma característica conquista mais rapidamente o coração dos adultos do que a sabedoria nas palavras e ações de uma pessoa jovem. Daniel e seus amigos possuíam características pessoais que os qualificavam para o trabalho no palácio, na presença do rei.

   Daniel tinha aplicado a vontade de Deus em sua vida e era contrário a mudar os bons hábitos que formava. Alimentava-se cuidadosamente e vivia em oração. Escolheu com discernimento um cardápio mais simples e provou ter sido esta a escolha saudável. Você mantém tão firmemente sua fé em Deus que, não importa o que aconteça, fará o que Deus lhe disser?

   Após um breve relato do cerco e da tomada de Jerusalém por Nabucodonosor, a cena rapidamente se volta para Daniel e seus três amigos. Estes homens ocuparam posições proeminentes no governo babilônico. Daniel, em particular, alcançou tal por sua habilidade em interpretar os sonhos do rei, que estavam relacionados às revelações de Deus (cap 2 e 4). Entre os sonhos, encontramos o fascinante relato dos três amigos de Daniel e da fornalha de fogo ardente. Porque recusaram curvar-se ante a uma imagem, eles foram condenados a uma morte cruel. Mas Deus interveio e poupou suas vida.

   Daniel tornou-se um dos conselheiros mais confiáveis de Dario. Sua posição privilegiada enfureceu outros administradores, que tramaram  sua morte convencendo o rei a declarar ilegal  a oração. Não obstante, Daniel continuou a orar a seu Senhor soberano, pelo que foi condenado a morrer em uma cova de leões famintos. Novamente Deus interveio e o salvou, fechando a boca dos leões (cap. 6).

 

   O livro conclui com uma série de visões que Daniel teve durante os reinados de Belsazar (caps. 7 2 8), Dario (cap. 9) e Ciro (caps. 10-12). Estes sonhos esboçam Dramaticamente os planos futuros de Deus, começando com a Babilônia e continuando até o fim dos séculos. Eles dão uma indicação prévia da redenção de Deus e tem sido citados como a chave de toda a profecia bíblica.

  

   Deus é soberano. Ele estava no controle da Babilônia e tem-se movido na história, controlando sempre o destino dos povos. E Ele está aqui agora!

   Apesar das novas notícias ou do esgotamento pessoal, podemos estar seguros de que Deus está no controle. Amigo leitor, à medida que você ler o livro de Daniel, observe como Deus trabalha e encontre segurança em sua soberania. DEUS TE ABENÇÔE!