ISAÍAS – O PROFETA MESSIÂNICO

04/08/2012 08:12

 

   O ofício de profeta foi instituído durante os dias de Samuel, o último dos juízes. Ao lado dos sacerdotes, os profetas eram representantes especiais de Deus. Seu papel consistia em confrontar o povo e seus líderes com as promessas e os mandamentos divinos. Em razão desta postura de confronto e da contínua tendência do povo para desobedecer a Deus, os verdadeiros profetas em geral não eram muito populares. No entanto, embora suas mensagens fossem freqüentemente ignoradas, eles proclamavam a verdade com fidelidade e vigor.

   Árvores e profetas compartilham pelo menos uma importante característica – ambos são plantados para o futuro. No entanto, as sementes são freqüentemente esquecidas, e os profetas ignorados. Isaías é um dos melhores exemplos disto. O povo de sua época poderia ter sido salvo por suas palavras, mas recusou-se a ouvi-lo e nele crer. Com o decorrer dos séculos, entretanto, a história revelou a veracidade das palavras de Isaías.

   Isaías exerceu seu ministério durante o reinado de cinco reis, mas no início ele não tinha intenção de ser um profeta. Na época em que o rei Uzias morreu, Isaías provavelmente se estabeleceu como escriba no palácio real em Jerusalém. Esta era uma respeitável carreira, mas Deus tinha outros planos para o seu servo. O relato do chamado de Isaías deixa pouca dúvida a respeito do que o motivou durante meio século adiante. Sua visão de Deus foi inesquecível.

   O encontro com Deus afetou permanentemente o caráter de Isaías, de modo que ele refletia o Deus a quem representava. Suas mensagens – algumas de consolo, outras de confronto – são tão diversas que alguns chegaram a crer que viessem de autores diferentes. O testemunho de Isaías é que as mensagens provêm do único capaz de ser perfeito tanto em justiça quanto em misericórdia – ou seja, o próprio Deus. Quando chamou Isaías para ser um profeta, Deus não o encorajou com previsões de grandes sucessos; antes, o preveniu de que o povo não o ouviria. De qualquer modo, Isaías deveria falar e escrever suas mensagens porque, no final, alguns o ouviriam. Deus comparou o seu povo a uma árvore que teria de ser cortada a fim de que outra pudesse crescer de seu antigo tronco (Is 6. 13).

   Nós, que somos parte daquele futuro, podemos ver que muitas promessas de Deus concedidas através de Isaías se cumpriram em Jesus Cristo. Também ganhamos esperança ao saber que Deus está ativo em toda a história, inclusive em nossa própria história.

   O livro de Isaías é o primeiro dos escritos dos profetas na Bíblia, e seu autor, Isaías, é geralmente considerado o maior dentre os profetas. É provável que tenha sido educado em um lar aristocrático e se casado com uma profetisa.

   No início, seu ministério era bem apreciado, mas, como de muitos profetas, logo se tornou impopular, já que suas mensagens eram tão difíceis de se ouvir.

   A primeira metade do livro de Isaías (caps. 1-39) contém denúncias e pronunciamentos severos à medida que exorta Judá, Israel e as nações vizinhas ao arrependimento. Os últimos 27 capítulos (40-66), no entanto, apresentam-se cheios de consolação e esperança enquanto Isaías descreve a promessa das futuras bênçãos de Deus através do Messias.

 

   A história de Isaías é contada em 2 Reis 19. 2; 20. 19. Ele também é mencionado em 2 Crônicas 26. 22; 32. 20, 32; Mateus 3. 3; 8. 17; 12. 17-21; João 12. 38-41; Romanos 10. 16, 20, 21.

 

   Caro leitor, ao ler o livro de Isaías, procure imaginar este homem forte e destemido proclamando corajosamente a palavra de Deus, e ouça a mensagem em relação a sua própria vida – retorne, arrependa-se, e seja renovado. Em seguida, confie na redenção de Deus através de Jesus Cristo, e regozije-se. Seu Salvador já veio e virá novamente. ALELUIA!