O CUMPRIMENTO DA PROMESSA

22/07/2012 08:42

TEXTO: ATOS 2. 1-36                                 

 

   Pentecoste era a segunda grande festa sagrada do ano judaico. A primeira grande festa era a páscoa. Cinqüenta dias após esta, vinha a festa de Pentecoste, nome este derivado do grego penteekostos (=qüinquagésimo). Era também chamada Festa das Colheitas, porque nela as primícias da sega de grãos eram oferecidas a Deus (Lv 23. 17). Da mesma forma, o dia de Pentecoste simboliza, para a Igreja, o início da colheita de almas para Deus neste mundo.

 

2. 2, 3 - UM VENTO...IMPETUOSO, E... LÍNGUAS REPARTIDAS, COMO QUE DE FOGO.

 

   As manifestações externas de um som como de um vento poderoso e das línguas de fogo, demonstram que Deus estava ali presente e ativo, de modo poderoso (cf. Ex 3. 1-6; 1 Rs 18. 38, 39). O fogo talvez simbolize a consagração e a separação dos crentes para Deus, visando a obra de glorificar a Cristo (Jô 16. 13, 14) e de testemunhar dEle (1. 8). Estas duas manifestações antecederam o batismo no Espírito Santo, e não foram repetidas noutros relatos similares do livro de Atos.

 

2. 4 - CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO.

 

Qual é o significado da plenitude do Espírito Santo recebida no dia de Pentecoste?

  1. Significou o início do cumprimento da promessa de Deus em Jl 2. 28, 29, de derramar seu Espírito sobre todo o seu povo nos tempos do fim (cf. 1. 4, 5; MT 3. 11; Lc 24. 49; Jô 1. 33).
  2. Posto que os últimos dias desta era já começaram (v. 17; cf. Hb 1. 2; 1 Pd 1. 20), todos agora se vêem ante a decisão de se arrependerem e de crerem em Cristo (3. 19; MT 3. 2; Lc 13. 3; At 2. 17).
  3. Os discípulos foram do alto revestidos de poder (Lc 24. 49; cf. At 1. 8), que os capacitou a testemunhar de Cristo, a produzir nos partidos grande convicção no tocante ao pecado, à justiça, e ao julgamento divino, e a desviá-los do pecado para a salvação em Cristo (cf. At 1. 8; 4. 13, 33; 6. 8; Rm 15. 19; ver Jo 16. 8).
  4. O Espírito Santo já revelou sua natureza como aquele que anseia e pugna pela salvação de pessoas de todas as nações e aqueles que receberam o batismo no Espírito Santo ficaram cheios do mesmo anseio pela salvação da raça humana (VV 38-40; 4. 12, 33; Rm 9. 1-3; 10. 1). O Pentecoste é o início das missões mundiais.
  5. Os discípulos se tornaram ministros do Espírito. Não somente pregavam Jesus crucificado e ressuscitado, levando outras pessoas ao arrependimento e à fé em Cristo, como também influenciavam essas pessoas a receber “o dom do Espírito Santo” (VV. 38, 39) que eles mesmos tinham recebido no Pentecoste.
  6. Mediante este batismo no Espírito, os seguidores de Cristo tornaram-se continuadores do seu ministério terreno. Continuaram a fazer e a ensinar, no poder do Espírito Santo, as mesmas coisas que Jesus “começou, não só a fazer, mas a ensinar” ( At 1. 1; Jô 14. 12).

 

2. 4 - COMEÇARAM A FALAR EM OUTRAS LÍNGUAS.

 

   Para um exame do significado do falar em línguas ocorrido no dia de Pentecoste e noutras ocasiões, na igreja do NT, e da possibilidade de falsas línguas estranhas, o Espírito Santo nos adverte claramente que nestes últimos dias surgirá apostasia dentro da igreja (1 Tm 4. 1, 2); sinais e maravilhas operados por Satanás (MT 7. 22, 23: cf. 2 Ts 2. 9) obreiros fraudulentos que fingem ser servos de Deus 2 Pd 2. 1, 2). Cuidado irmãos!

Falar noutras línguas é a manifestação sobrenatural do Espírito Santo, uma expressão vocal inspirada pelo Espírito, mediante a qual o crente fala numa língua que nunca aprendeu (cf. 1 Co 14. 14, 15). Estas línguas podem ser humanas, atualmente faladas, ou desconhecidas na terra (cf. 1 Co 13. 1). Não é fala extática, como algumas traduções afirmam, pois a Bíblia nunca se refere à expressão vocal extática para referir-se ao falar noutras línguas pelo Espírito Santo.

   Línguas como sinal externo inicial do batismo no Espírito Santo, é uma expressão verbal inspirada, mediante a qual o espírito do crente e o Espírito Santo se unem no louvor e/ou profecia. Desde o início, Deus vinculou o falar noutras línguas ao batismo no Espírito Santo , de modo que os primeiros 120 crentes no dia de Pentecoste, e os demais batizados a partir de então, tivessem uma confirmação física de que realmente receberam o batismo no Espírito Santo (cf. At 10. 45, 46).

 

2. 14... O DISCURSO DE PEDRO.

 

O discurso de Pedro no dia de Pentecoste, juntamente com sua mensagem em 3. 12-26, contém um padrão para a proclamação do evangelho.

 

  1. Jesus é o Senhor e Cristo – crucificado, ressurreto e exaltado (VV. 22-36; 3. 13-15).
  2. Estando agora à destra do Pai, Jesus Cristo recebeu autoridade para derramar o Espírito Santo sobre todos os crentes (VV. 16-18, 32, 33; 3. 19).
  3. Todos devem colocar sua fé em Jesus como Senhor, arrepender-se dos seus pecados e ser batizados, demonstrando o perdão dos pecados.
  4. Os crentes devem esperar o prometido dom do Espírito Santo, ou o batismo nele, uma vez tendo crido e se arrependido (VV. 38, 39).
  5. Aqueles que atenderem com fé, devem separar-se do mundo e salvar-se dessa geração perversa (v. 40; 3. 26).
  6. Jesus Cristo voltará para restaurar completamente o Reino de Deus (3. 20, 21).

 

2. 16 – PROFETA JOEL.

 

   O batismo no Espírito Santo e as manifestações espirituais acompanhantes são cumprimentos de Jl 2. 28, 29. Joel, no século VIII a.C., profetizou um grande derramamento do Espírito Santo sobre todo o povo de Deus. GLÓRIAS A DEUS!