O HOMEM E O TEMPO

22/07/2012 08:34

INTRODUÇÃO

 

     Nas palavras do Senhor Jesus em Marcos 2. 27 está expresso o significado do pensamento que diz respeito ao homem e ao tempo: “O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado”. Em outras palavras, isso quer dizer que o tempo (porque o sábado é uma fração de tempo) foi feito por causa do homem e não o homem por causa do sábado.

 

     DEFINIÇÃO DO TEMPO

 

     O tempo veio a existir dentro de uma fenda da eternidade. Deus criou quando disse: “...e foi tarde e a manhã o dia primeiro” (Gn 1. 5b). Um dos maiores problemas na imaginação humana é: ‘O que é o tempo?’. Agostinho, por exemplo, perguntava  entre si: ‘Quem poderia explicá-lo de modo fácil e breve? Poderíamos explicá-lo com palavras? Com efeito, não se pode conceber o tempo sem o movimento’. “O tempo sem o movimento não seria tempo. Seria eternidade. O tempo é, pois, uma espécie de números. Mas não é um número descontínuo; é um número contínuo e fluente.”

     Costumamos dizer que o tempo é longo e outro é breve, referindo-nos somente ao passado e ao futuro. Por exemplo, cem anos passados, cem anos a vir, é um tempo longo; enquanto que dez dias passados ou dez dias a vir são tempos breves.

     Comumente, os filósofos dividem o tempo em três partes: o tempo passado, o tempo presente e o tempo futuro. Só o presente existe: o passado já não é e o futuro ainda não é.

     Na vida humana, por exemplo, esse tempo algumas vezes é suprido pelas muitas ocupações. Sempre algumas vezes ouvimos alguém dizer: “Não tenho tempo”. Assim o tempo pode ser mais ou menos rápido, conforme a rapidez ou a lentidão do movimento vivido por nós.

     O tempo abstrato. É o tempo uniforme e vazio que nós representamos como uma linha, ao longo da qual se situam os acontecimentos do Universo. Este é o tempo abstrato de que fala o profeta Isaías (57. 4): “De quem fazeis o vosso passatempo?”.

     O tempo corresponde ao que muda, ao que comporta a sucessão e o vir-a-ser. A eternidade é uma duração, quer dizer, uma permanência de ser, sem nenhuma sucessão e, daí, sem começo nem fim. Chegará o dia, certamente, em que os santos lavados no Sangue do Cordeiro sairão dos limites do tempo e entrarão na eternidade!

     Prezado leitor! O tempo foi feito para você e por causa de você. Nele, você terá o tempo de se preparar para a eternidade. “Tudo tem seu tempo” (Ec 3. 1)! “Eis aqui agora o tempo aceitável...” (2 Co 6. 2). Aproveite-o!

 

     MEDITAÇÃO:  “A oportunidade de tempo não volta”, diz um provérbio chinês. Há quatro coisas na vida que não podemos tornar atrás: “a flecha disparada; a oportunidade perdida; a palavra dita, e o tempo passado”.