PEDRO – O SIMÃO

05/08/2012 17:05

   As primeiras palavras de Jesus a Simão Pedro foram: “Vinde após mim” (Mc 1. 17); era um chamado para ser discípulo. As últimas foram: “Segue-me tu” (Jô 21. 22). Pedro nunca abandonou esses dois desafios a cada passo em sua vida, embora muitas vezes tenha tropeçado.

   Quando Jesus entrou na vida de Pedro, este simples pescador se tornou um novo homem, com novos objetivos e novas prioridades. Entretanto, não era perfeito, ele jamais deixou de ser apenas Simão Pedro. Podemos tentar imaginar o que Jesus viu em Simão para atribuir ao discípulo em potencial um novo nome; Pedro, que significa pedra.

   Com um temperamento impulsivo, Pedro certamente não agia com a firmeza e segurança  de uma rocha na maioria das vezes. Mas, ao escolher seus seguidores, Jesus não procurava pessoas ideais, mas reais. O Senhor escolheu pessoas que poderiam ser modificadas por seu amor e, posteriormente enviou-as para transmitir o evangelho, demonstrando que sua receptividade estava disponível a todos, mesmo para aqueles que freqüentemente caíam.

   Podemos cogitar: “o que Jesus vê em nós, ao convidar-nos para segui-lo?” Sabemos que Ele aceitou Pedro e, apesar de seus erros, este continuou a fazer grandes coisas para Deus. Será que você está disposto a continuar seguindo a Jesus, mesmo ao errar?

   O sofrimento tem muitas formas – abuso físico, fraqueza em virtude de uma enfermidade, ostracismo social e perseguição. A dor e a angústia tentam uma pessoa a desistir, a se render e a ceder.

   Muitos seguidores de Cristo do primeiro século estavam sofrendo, enfrentando abusos e sendo perseguidos obliterando a esperança por crerem e obedecerem a Jesus.

 

   A história de Pedro é contada nos Evangelhos e no livro de Atos. O apóstolo também é mencionado em Gálatas 1. 18 e 2. 7-14. Ele escreveu as duas epístolas que levam o seu nome: 1 e 2 Pedro.

 

   Quando você sofrer por fazer o que é correto, lembre-se que seguir a Cristo é um compromisso custoso. Quando perseguido por sua fé, regozije-se de ter sido considerado digno de sofrer por Cristo. Ele sofreu por nós; como seus seguidores, não devemos esperar por algo melhor. Ao ler 1 Pedro, lembre-se que as provações virão para refinar sua fé. E quando elas vierem, permaneça fiel a Deus.  DEUS TE ABENÇÔE