SAMUEL – JUÍZ, SACERDOTE E PROFETA

26/08/2012 13:12

(1 e 2 Samuel)

 

   A oração de Ana mostra-nos que tudo o que temos e recebemos é um empréstimo de Deus. Ela poderia ter tido muitas desculpas para ser uma mãe possessiva. Mas quando o Senhor respondeu suas orações, Ana cumpriu sua promessa de dedicar Samuel à obra de Deus. Ela descobriu que a maior alegria em ter uma criança é devolvê-la a Deus.

    Por 200 anos a nação de Israel foi governada pelos juízes. Eli e Samuel foram os últimos deles. Samuel nasce durante a velhice de Eli, cresce no Tabernáculo como aprendiz deste sumo sacerdote e qualifica-se para servir o povo como sacerdote e juiz. Embora a nação tenha se afastado de Deus, fica claro que o Senhor preparou Samuel desde a sua infância para fazer com que a nação voltasse para ele.

   Costumamos perguntar sobre a infância dos grandes personagens bíblicos. Poucas são as informações dos primeiros anos da maior parte das pessoas mencionadas na Bíblia. Samuel é uma deliciosa exceção; ele foi resultado da resposta de Deus à fervente oração de Ana por um filho. (De fato, o nome Samuel vem da expressão hebraica “ouvido de Deus”.) Como Moisés, ele foi chamado para desempenhar diversos papéis: juiz, sacerdote,  profeta, conselheiro e homem de Deus em um momento decisivo na história de Israel.

   Eli, um personagem do Antigo Testamento com um problema moderno. O reconhecimento e respeito público adquiridos por ele não se estenderam à sua forma de lidar com as dificuldades. Provavelmente tornou-se um excelente sacerdote, mas foi um mal pai. Seus filhos lhe causaram dor e ruína. Faltaram duas importantes qualidades necessárias à sua disciplina: pulso firme e ação corretiva. Julgou Israel por 40 anos. Falhou em não disciplinar seus filhos como se portarem na casa de Deus e diante do povo. Falou com Ana, a mãe de Samuel, e assegurou-lhe a bênção de Deus, criou e treinou o jovem, o maior juiz de Israel. No final de sua carreira, veja o que o Senhor disse a Samuel a respeito de Eli e seus filhos:

“E disse o SENHOR a Samuel:  Eis aqui vou eu a fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que ouvir lhe tinirão ambas as orelhas. Naquele mesmo dia, suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado contra a sua casa; começá-lo-ei e acabá-lo-ei. Porque já lhe fiz saber que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque, fazendo-se seus filhos execráveis, não os repreendeu. Portanto, jurei à casa de Eli que nunca jamais será expiada a iniqüidade da casa de Eli com sacrifício nem com oferta de manjares” (1 Sm 3. 11-14).  

      Primeiro Samuel é um livro de explêndidos começos e trágicos fins. Ele tem início com Eli como sumo sacerdote durante o período dos juízes. Como líder religioso, certamente iniciou sua vida em uma íntima comunhão com Deus. Em sua palavra dirigida a Ana e no seu ensinamento concedido a Samuel, demonstrou claramente compreensão dos propósitos e do chamado de Deus (caps. 1; 3). Mas sua vida terminou em ignomínia quando seus filhos sacrílegos foram julgados por Deus e a Arca da Aliança caiu nas mãos dos filisteus (cap. 4). A morte de Eli marcou o declínio da influência sacerdotal e a ascensão dos profetas em Israel.

      Samuel foi dedicado à obra de Deus por sua mãe, Ana. Ele se tornou um dos maiores profetas de Israel. Era um homem de oração que terminou o período dos juízes, iniciou a escola dos profetas e ungiu os dois primeiros reis de Israel. No fim da vida de Samuel, ficou claro que ele também não estava imune ao mal. Assim como os filhos de Eli, os seus deram as costas para Deus, receberam subornos e perverteram a justiça. O povo rejeitou a liderança dos juízes e sacerdotes e clamou por um rei “como o têm todas as nações” (8. 5). Deus manda Samuel ouvir o povo:

 “ E disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te disser, pois não te tem rejeitado a ti; antes, a mim me tem rejeitado, para eu não reinar sobre ele. Conforme todas as obras que fez desde o dia em que o tirei do Egito até ao dia de hoje, pois a mim me deixou, e a outros deuses serviu, assim também te fez a ti. Agora, pois, ouve a sua voz, porém protesta-lhe solenemente e declara-lhe qual será o costume do rei que houver de reinar sobre ele” (8. 7-9).

   Samuel cuidadosamente explicou todas as conseqüências negativas de se ter um rei, mas os israelitas se recusaram a dar ouvidos. Quando você quiser tomar uma importante decisão, veja os prós e os contras cuidadosamente e considere todas as pessoas que podem ser afetadas pela sua escolha. Quando se deseja algo prejudicial, é difícil enxergar os problemas que advirão. Mas não negligencie os pontos negativos.

     Saul, o escolhido, declinou rapidamente. Uma figura notável, este belo (9. 2) e humilde (9. 21; 10. 22) homem foi escolhido por Deus como o primeiro rei de Israel (10. 24). Seu início de governo foi marcado pela liderança (11) e coragem (14. 46-48). Mas ele desobedeceu a Deus (15), tornou-se ciumento e paranóico (18; 19) e finalmente teve seu reinado tirado pelo Senhor (16). Sua vida continuou em declínio. Obcecado pela morte de Davi, consultou uma feiticeira (28) e finalmente  suicidou-se (31).

   Saul era o rei, mas Samuel ocupava o cargo de líder espiritual da nação. Em sua juventude, sempre foi cuidadoso para escutar o Senhor (3. 10; 9. 14-17) e obedecer-lhe (3. 21; 10. 1, 2). Com a sua morte, Israel permaneceria sem liderança espiritual até que Davi se tornasse rei.

   Não era fácil ser profeta. A maior parte das mensagens que entregavam era desagradável. Pregavam o arrependimento, o julgamento, as destruições iminentes e o efeito do pecado, porque em geral, quão descontente estava Deus com relação ao comportamento de seu povo. Eram desprezados nas cidades (a menos que fossem falsos profetas e dissessem apenas o que o povo queria ouvir). Mas popularidade não era o objetivo dos verdadeiros homens de Deus – mas serem obedientes ao Senhor e fielmente proclamarem a sua Palavra. Samuel é um bom exemplo do profeta fiel.

   Deus também tem palavras para proclamarmos. Embora suas mensagens sejam carregadas de “boas novas”, existem também as “más notícias”. Que nós, assim como os verdadeiros profetas, possamos fielmente entregar a Palavra de Deus, sem nos importarmos com a popularidade ou a falta dela.

   Entre os acontecimentos da vida de Saul está outro grande líder – Davi. Um homem que seguia a Deus (13. 14; 16. 7). Tornou-se um grande guerreiro. Mas teremos que esperar até o livro de 2 Samuel para conhecermos o seu fim.

   Ao ler 1 e 2 Samuel, note a transição da teocracia para monarquia; exulte com as clássicas histórias de Davi e Golias, Davi e Jônatas, Davi  e Abigail; e assista ao surgimento da influência dos profetas. Mas em meio à leitura de toda esta história e aventura, resolva participar de sua corrida como servo de Deus do início ao fim.

     DEUS TE ABENÇÔE.