A PALAVRA E SUAS DEFINIÇÕES.

 

 I-      O termo teologia vem do grego theós, "deus" e logos "estudo", "discurso", "raciocínio". Assim, essa palavra indica o estudo das coisas relativas a Deus, à sua natureza, obras e relações com os homens, etc. Uma definição léxica diz: "...um corpo de doutrinas acerca de Deus, incluindo seus atributos e relações com o homem; especialmente, aquele corpo de doutrinas estabelecido por alguma igreja ou grupo religioso em particular". (WA). Essa é uma definição restrita. Mas esse vocábulo também usado em um sentido mais geral: "O estudo da religião, que culmina em uma síntese ou filosofia da religião; além disso, uma pesquisa crítica da religião, especialmente da religião cristã". (WA).

          Definições e Usos Históricos

1.       No Grego Clássico. Uma explicação acerca dos deuses e seus atos, lendários e filosóficos.

2.       No Estoicismo. Relatos míticos sobre os deuses; ideias naturais (racionais) a respeito dos deuses e de questões espirituais; a religião civil no que diz respeito aos deuses, aos ritos e às cerimônias religiosas.

3.       No Cristianismo Patrístico. Temos aí, essencialmente, uma teologia bíblica, incluindo aquilo que a Bíblia diz sobre Deus e seus atos.  Mas vários dos pais da Igreja adicionaram algum material oriundo dos melhores aspectos da filosofia grega, conforme se vê nos escritos de Platão, de tal modo que até termos platônicos foram usados para exprimir noções cristãs e bíblicas.

4.      Teologia Bíblica. A teologia depende tanto da Bíblia que essa expressão, em muitos círculos, acabou significando as próprias Escrituras.

5.       Nos Escritos de Abelardo. Ele empregava a palavra para indicar o estudo filosófico das doutrinas cristãs.

6.       Como Unificação do Conhecimento. Os chamados pais da Igreja, e então os teólogos da Idade Média, enfatizaram a unidade  da verdade e do conhecimento, dando a entender que todos os assuntos de estudo, incluindo as ciências, são ramos da teologia, visto que todas essas disciplinas de algum modo falam sobre os atos e as manifestações de Deus. Em tudo descobriríamos  a mente de Deus, tanto na matemática como na biologia, como em qualquer outra matéria de estudo.

 

TEOLOGIA BÍBLICA

 

II.       Sentidos da Expressão. A expressão teologia bíblica é usada de várias maneiras, a saber:

1.      Uma atividade cuja finalidade é esclarecer os temas e as ideias da Bíblia, sem os pressupostos que inevitavelmente dão um certo colorido às interpretações particulares. Em outras palavras, trata-se da tentativa de determinar o que a Bíblia realmente ensina, mesmo que os resultados sejam embaraçosos para o estudioso e sua denominação. 

2.      A tentativa para articular a significação teológica da Bíblia como um todo. Isso é uma tarefa quase impossível, porque a Bíblia não é um livro homogêneo, conforme as pessoas gostam de acreditar. Não obstante, a tentativa em pontos positivos, e a despeito de seu inevitável fracasso.

3.      A tentativa de construir um completo sistema teológico, mediante o uso da Bíblia como única fonte informativa. Isso tem sido tentado por muitos evangélicos fundamentalistas e conservadores. Também foi tentado por Karl Barth e sua neo-ortodoxia, ou pelos grupos protestantes que aprovam a rejeição das tradições eclesiásticas, dos pais da Igreja e dos concílios, como autoridade, conforme fez Lutero.   ... incompleto...